BLOG

Seu guia de informação pela TecWi

blog
' blog

BLOG

Seu guia de informação pela TecWi

Quais as diferenças entre hub, switch e roteador?

Rachar o sinal da internet e conectar diferentes computadores nunca pareceu tão fácil quanto nos dias de hoje. Isso porque a grande maioria tem acesso às lojas que vendem os equipamentos necessários.

Mas será que, na hora de comprar os produtos, as pessoas sabem diferenciar suas funções?

Saber distinguir as diferenças entre “hubs, switches e roteadores”, por exemplo, acaba sendo a parte mais difícil de todo o processo.

Por isso, trouxemos uma lista com as principais características que diferenciam esses dispositivos e dicas de quando usar cada um deles:

HUB

Traduzido como “ponto central”, o hub tem a função de interligar computadores em uma rede local, ou seja, ele recebe dados de um computador e retransmite para outra máquina.

As redes interligadas por um hub costumam ser um tanto quanto lentas e, por esse motivo, não é recomendado o uso simultâneo de mais de duas máquinas.

SWITCH

A grande diferença dos switches em relação aos hubs é a forma como transmitem dados entre os computadores. Ao invés de reunir o tráfego somente em uma via, um switch cria uma séria de canais exclusivos em que os dados do computador de origem são recebidos somente pela máquina destino.

Por esse motivo, o congestionamento na rede diminui e é possível constituir várias conexões paralelas sem nenhum problema, gerando, assim, constante comunicação entre as máquinas.

ROTEADOR

Os roteadores são aparelhos que atuam de forma um pouco mais inteligente que os switches. Eles também estabelecem comunicação entre duas máquinas, mas, além disso, possuem a capacidade de indicar qual a melhor rota para a informação seguir até seu destino. Dessa forma, diminui consideravelmente a perda de dados durante a transmissão e aumenta a velocidade de transferência.

Os roteadores, geralmente, são usados em redes de maior porte, isso porque ele apresenta capacidade de interligar redes. Atualmente, as duas opções que o mercado oferece são os estáticos (sempre escolhe o menor caminho para enviar dados, sem considerar se há congestionamento) e os dinâmicos (detecta possíveis obstáculos e encontra sempre a rota mais rápida). Alguns aparelhos também vêm equipados com outros recursos, por exemplo firewalls capazes de bloquear o envio de conteúdos indesejados.

Ligado a outros dispositivos, os roteadores são essenciais para o funcionamento da internet nos dias de hoje. São eles que fazem com que as informações transitem e sejam compartilhadas por usuários do mundo todo.

 

Fonte: ConnectWi

 


Dicas e Lançamentos Wi-Fi Internet Rede