BLOG
Seu guia de informação pela TecWi
BLOG
Seu guia de informação pela TecWi
6 erros comuns relacionados à máquina de fusão de fibra óptica
17/06/2019
A máquina de fusão de fibra óptica é um dos equipamentos mais importantes para os provedores de internet. Como o próprio nome diz, ela é responsável por fazer a união das fibras, sendo indispensável para a construção e a manutenção das redes ópticas. Por ser um aparelho bastante útil, é preciso alguns cuidados no seu manuseio para garantir que ele esteja sempre em boas condições de uso.
Você tem ideia, por exemplo, de quanto em quanto tempo é preciso fazer a manutenção preventiva deste dispositivo? Sabe qual o procedimento para os casos em que a lâmina começa a perder a eficácia do corte? Neste post, vamos mostrar quais são os erros mais comuns com relação à máquina de fusão e o que fazer para evitá-los.
Como garantir a maior durabilidade máquina de fusão de fibra óptica evitando 6 tipos de erro
Limpeza
A maior parte dos problemas relacionados à máquina de fusão de fibra óptica pode ser facilmente resolvida com a manutenção preventiva do equipamento. Como sua utilização acontece em ambiente externo, ou seja, sujeito à poeira, poluição, vento, etc., é recomendado que se faça uma limpeza dos eletrodos após o término de cada trabalho para retirar as impurezas.
Caso contrário, a qualidade da emenda da fibra pode ser prejudicada. Esse processo é bastante simples (basta utilizar álcool isopropílico e um cotonete), mas é fundamental para garantir a durabilidade e o bom funcionamento do dispositivo. Não se esqueça de fazer a calibração do arco e do motor em seguida.
Manutenção
Um ponto que os provedores devem prestar bastante atenção diz respeito à vida útil dos elementos que formam a máquina de fusão. Os eletrodos, por exemplo, duram, em média, 3 mil fusões (as máquinas possuem um contador que mostra esse número). Depois disso, é hora de trocá-los. Para fazer a substituição, deve-se ativar a opção “troca de eletrodos” da máquina, esperar que ela desligue e aí sim realizar o procedimento. É importante lembrar que estamos lidando com peças delicadas e os parafusos devem ser apertados até que estejam fixos, não mais do que isso.
Clivagem
Antes de ser colocada na máquina de fusão, a fibra precisa passar por um processo de decapagem, limpeza e clivagem. Isso é muito importante para que a máquina identifique que ela está dentro dos padrões e não ocorram falhas. Pular este procedimento é altamente prejudicial para a qualidade da fusão. Ainda com relação à clivagem, um erro bastante comum é fazer a troca da lâmina de diamante quando se percebe que o corte já não está perfeito. Em vez disso, basta girá-la para que ela volte a funcionar corretamente. Assim que ela for totalmente utilizada, aí sim é o momento de substituí-la.
Tipos de fibra
Nunca se esqueça de configurar a máquina para o tipo de fibra que está sendo utilizado (monomodo ou multimodo). Muitas vezes, na pressa para finalizar o serviço ou mesmo por falta de conhecimento sobre as ferramentas da máquina de fusão, os profissionais acabam deixando passar esse passo tão importante para a qualidade da emenda.
Colocação e posicionamento das fibras
O momento de colocar a fibra na máquina é muito delicado. É preciso prestar atenção para que a sua ponta não bata nas paredes do equipamento, fazendo com que ela seja danificada. Nesse caso, o aparelho pode negar a fusão ou ainda fazê-la com má qualidade. Outro cuidado é para que as fibras fiquem próximas aos eletrodos, porém sem tocá-los. A aproximação necessária para fazer a fusão é feita pelos motores da máquina de fusão.
Alinhamento
Um dos aspectos que devem ser observados na hora comprar uma máquina de fusão de fibra óptica é o alinhamento, que pode ser pelo núcleo ou pela casca. Para as fibras monomodo, o ideal é que ele seja pelo núcleo, pois oferece mais precisão na hora de executar a emenda. Já o sistema de alinhamento pela casca, também chamado de V-Groove Fixo, resolve bem para os casos em que as fibras são do mesmo padrão e/ou fabricante.
Fonte: CiaNet
Dicas e Lançamentos Fibra Ótica