BLOG

Seu guia de informação pela TecWi

blog
' blog

BLOG

Seu guia de informação pela TecWi

Internet por fibra óptica vs via rádio: veja prós e contras das conexões

Internet via rádio pode ser solução para lugares afastados, enquanto fibra óptica oferece mais velocidade. Entenda as particularidades de cada tipo de conexão.

 

A Internet via rádio ainda está presente em muitas cidades e, na maioria das vezes, é a única alternativa para conexão banda larga em determinadas regiões. Por outro lado, a fibra óptica está mais restrita aos grandes centros urbanos e, por uma questão estratégica das operadoras, pode não estar disponível em todos os bairros.

Conheça, nas linhas a seguir, um pouco mais das duas tecnologias para garantir o acesso à Internet e veja quais as vantagens e desvantagens de cada uma.

 

Como funciona

 

A conexão via rádio, também chama de Fixed Wireless Access, utiliza três pontos principais. O primeiro é obviamente a Internet. O provedor via rádio contrata um link de uma operadora empresarial, que fornece a conexão.

O segundo ponto é a transmissão. Por uma torre, também chamada de POP, uma ou mais antenas são fixadas e ficam responsáveis pela emissão das ondas de rádio – em alguns casos são várias torres com antenas que conversam entre si.

Também é necessário uma antena fixada na residência do cliente para receber o sinal . Um pequeno modem conectado à antena e ao computador pelas portas RJ-45 ou USB faz a conversão do sinal de rádio em Internet.

Já na conexão por fibra óptica, um cabo é instalado até a casa do cliente. Este cabo é composto geralmente por vidro, plástico e um tipo de manta para proteção contra impacto e torções.

A transmissão do sinal é feita por feixes de luz. Os dados percorrem toda a extensão do cabo, da central da operadora até o modem, em uma velocidade muito maior do que nos cabos de cobre, utilizado em conexões DSL.

 

Estabilidade

 

Uma das principais diferenças entre uma conexão via rádio e uma Internet por fibra óptica é a estabilidade. A instalação adequada da Internet por rádio depende de vários fatores. O mais importante é a visualização mútua entre as antenas que emitem e recebem o sinal.

Basicamente, para uma transmissão acontecer sem problema, é preciso que as antenas estejam se "enxergando", ou seja, posicionadas em um ponto sem interferência.

A distância entre elas também é um fator importante, assim como todos os equipamentos utilizados na rede. Isso não é um problema para a fibra óptica, já que a conexão é feita por um cabo da central até o modem dentro de casa.

Antenas mal posicionais, com interferência de árvores, muros ou prédios, podem ser fatais para a qualidade da conexão na Internet via rádio. Outro fator de interferência é a chuva.

 

Velocidade

 

Atualmente, já é possível encontrar algumas operadoras que oferecem planos de Internet via rádio com mais de 10 Mb/s de velocidade. No entanto, os mais comuns são os planos que variam de 512 kb/s a 5 Mb/s.

 

Internet por fibra óptica pode passar dos 50 Mb/s de velocidade — Foto: Reprodução/Pond5

 

Enquanto isso, as operadoras de internet por fibra óptica podem passar dos 50 Mb/s sem problemas, em alguns casos oferecendo para o usuário doméstico mais de 200 Mb/s de velocidade. No entanto, o potencial de velocidade da Internet por fibra óptica é muito maior, podendo ultrapassar facilmente velocidades Gigabit.

 

Ping

 

Um dos maiores problemas enfrentados por usuários de Internet via rádio é o ping. Por depender muitas vezes da distância da antena da operadora, o ping em alguns casos é mais alto do que o normal. Pode não ser muito problema para quem usa internet para atividades básicas, como acessar sites de notícias ou e-mail, mas é uma dificuldade para quem joga pela Internet.

Por outro lado, além de poder oferecer uma velocidade maior, a latência baixa é uma dos trunfos da fibra óptica. O ping pode ser afetado por outros fatores, mas, de uma forma geral, a conexão que utiliza esta tecnologia tem seu tempo de resposta sensivelmente menor.

 

Disponibilidade

 

Esta talvez seja a principal desvantagem da fibra óptica. Por ter um custo elevado de implementação, ainda é difícil encontrar provedores que ofereçam este tipo de serviço em cidades do interior. Mesmo em grande centros, alguns bairros podem ficar de fora dos planos das empresas por questões comerciais. É mais vantajoso para elas investirem sua estrutura em locais onde o retorno financeiro será maior e mais rápido.

A Internet via rádio, por sua vez, é mais fácil de encontrar. Muitas vezes ela é a única opção de conexão banda larga em lugares afastados, como em áreas rurais. Além disso, mesmo nas capitais, ela tem sido usada em bairros onde a Internet por cabo de cobre, do tipo DSL, está defasada, não suportando mais novos clientes ou oferecendo planos com velocidades baixas.

No entanto, antes de contratar uma Internet via rádio, é preciso estar atento a algumas questões. É recomendável pesquisar o histórico da empresa e se ela conta com o registro da Anatel. Além disso, uma outra dica é conversar com clientes para tentar identificar se é comum algum tipo de problema – se há determinados horários de pico em que a Internet apresenta lentidão ou se o sinal é afetado pela chuva. Em empresas que utilizam equipamentos mais antigos, mudanças no clima podem causar instabilidade.

É evidente que a conexão por fibra óptica é melhor. Porém, em alguns lugares, a única solução para acessar a Internet ainda é via rádio.

 

Fonte: TechTudo


Tendências e Inovação Fibra Ótica Internet Rádio