FTTH – O Futuro dos Provedores via Rádio.

FTTH – O Futuro dos Provedores via Rádio.

Entenda como funciona o FTTH

Os provedores via Rádio sofrem um pouco com relação a capacidade de uma rede via Rádio, pois as tecnologias são limitadas, porém, as mais modernas são caras. Aos pequenos empreendedores que atual na área de provimento de internet podem ter sucesso e aumentar seu crescimento, porém, precisam de um pouco mais informações sobre estas novas tecnologias.

Nada além do que um pouco de informação, seja importante e suficiente para os provedores via Rádio WISP, tomarem suas decisões e saberem se podem entrar neste mercado de FTTH ou não. Fiber-to-the-Home (FTTH) é a tecnologia onde normalmente as operadoras estão trabalhando para levar banda larga para o mercado de consumo. O FTTH possibilitará o transporte simultâneo de uma série de serviços, tais como Internet com acesso muito mais rápido, telefonia e televisão, através de uma única fibra óptica, ou seja, apenas um simples “fio óptico”. Com o FTTH, a rede de acesso será baseada na fibra e capaz de prover velocidades a partir de 100Mb/s, chegando a até 40Gb/s. Existem novas tecnologias DWDM, com alto controle de PMD – Polarization Mode Dispersion permitem atingir essa incrível marca. Isto criará uma rede de acesso com inúmeras possibilidades. Esta tecnologia suportará um modelo aberto completo pelo qual o consumidor terá total liberdade de escolha pelo seu fornecedor de serviço.

FTTH

Internet sobre FTTH

Como parte dos pacotes de serviços da internet, demandam maior largura de banda, tal como streaming e os vídeos, o mercado têm forçado a maior parte das operadoras a considerar uma atualização ou mesmo uma renovação completa da sua rede de acesso de cobre legada. As redes GPON e EPON são dois padrões que abrem novas oportunidades tanto para os fabricantes como para as operadoras.

Alguns fabricantes têm adicionado a tecnologia PON ao seu portfólio de redes de acesso de banda larga, e as operadoras de todo o mundo têm demonstrado grande interesse em implantar esta tecnologia combinada com o VDSL2 (VDSL2 + FTTC) ou como acesso residencial (FTTH).

A Tecnologia PON e o FTTH

Existem 3 normas PON são: Broadband PON (BPON,  GPON e EPON. O BPON e o seu sucessor GPON são recomendações da International Telecommunication Union – Telecommunication Standardization Sector (ITU-T) patrocinadas pela Full Service Access Network (FSAN), uma associação mundial de fabricantes e operadoras que implementam equipamentos com as tecnologias PON. O EPON é um padrão desenvolvido pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), através de uma iniciativa do grupo “Ethernet in the first mile – EFM (Ethernet na primeira [ou última] milha)”.

 

Clique aqui e conheça os produtos relacionados disponíveis na TECWI: http://www.tecwi.com.br/produtos/linha-fibra-optica/

Veja também: